segunda-feira, 11 de maio de 2009

Porquê a necessidade de ter um blog?

É impressionante, mas quando as pessoas me perguntam qual é minha profissão, e em seguida escutam que sou jornalista... A segunda pergunta é sempre: “Você tem blog?”
Porquê um jornalista tem que possuir um blog? Na verdade, porquê preciso de um blog?
Nunca senti necessidade de ter um blog, mas hoje acordei de madrugada e me veio essa vontade: VOU CRIAR UM BLOG! E hoje despertei imbuída nesta missão.
Na verdade, eu sempre tive um blog, mas um blog mental, tudo o que sentia e acontecia comigo era registrado na “caixola”.
Quando pequena registrava tudo que passava pela minha vida num diário de capa dura e rosa com um cadeado na ponta para que meus pensamentos fossem guardados à sete chaves literalmente. Lá, eu escrevia tudo, mas tudo mesmo! Até o dia que minha irmã pegou o diário e leu... Depois disso não existia mais aquela coragem de registrar nada sobre a minha vida.
Sempre fui uma pessoa muito espontânea e extrovertida, mas quando se trata da minha vida, sou bastante reservada. Não sou de ficar falando o que faço ou com quem estou saindo...
A segunda tentativa de registrar meus momentos aconteceu na adolescência. Por influência das amigas também adolescentes, adquiri o hábito de fazer agenda. E você já viu como é a agenda de um adolescente? Tudo que considera importante anexa na agenda. A agenda para o adolescente é considerada uma nova etapa para a construção de um diário; porém, um diário mais “adulto”. Então, passei a fazer agenda e era sagrado o registrado nela. Tudo que acontecia, eu anotava lá! Se o gatinho da vez me dava um pirulito... Com certeza, o papel que embalava o doce ia parar lá, muitas vezes colado e com a legenda: “Foi ele que me deu!”.(Pensando agora... Como era idiota meu Deus! rs).
Essa agenda me perseguiu até quase o final da minha “aborrescência”... Até que um belo dia, um colega de sala no auge da sua curiosidade pegou na mão grande a minha agenda e leu tudo! Não precisa nem falar que aquilo pra mim foi o fim, né?
Depois disso, não tive vontade de registrar nada sobre mim, mas tudo era guardado mentalmente num momento de reflexão. (Toda noite faço esse exercício comigo mesmo para avaliar o que aconteceu no meu dia e até resgatar algumas situações que já passaram e avaliar se a decisão que tomei foi a mais acertada.).
Então, essa será a terceira tentativa... Esse blog servirá para comentários de possíveis passagens comigo e de assuntos que eu julgar interessante. Resumindo: não é um canal para que eu fale da minha vida.
A atualização também não será diária, porque se eu perceber que essa novo instrumento está se tornando uma obrigação... Paro logo!
Detesto coisas impostas.
Mas ainda não descobri realmente porque os comunicólogos são cobrados para criarem um blog. Se você puder me ajudar em relação a isso? Estou super interessado em saber sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário